Fortalecendo a solidariedade e a confiança entre as florestas, os direitos das comunidades e os defensores do clima. Nossos ecossistemas enfrentam ataques devastadores que só podem ser combatidos com trabalho conjunto entre defensoras e defensores ambientais. Vamos reunir 90 pessoas de diferentes partes do mundo para compartilhar experiências, lutas e esperanças, estamos construindo um terreno comum e lançando as bases para uma cooperação de longo prazo. Trocando perspectivas diversas, este encontro está ajudando a superar agendas institucionais e a encontrar soluções inovadoras e concretas, com impacto duradouro.
Curar a Terra, proteger as florestas e os povos, garantir o futuro
Sobre
Somos defensores das florestas da África, das Américas, da Ásia, da Europa e da Oceania, vindos de contextos culturais diversos e utilizando uma variedade de abordagens estratégicas. O encontro é organizado pela CIAI (América Latina), Fern (UE), Fundação BLESS (Indonésia), IDEF (Costa do Marfim), Mídia NINJA & Climax (Brasil) e TINTA (Global).
TEMAS E
objetivos
O P4F foca nas práticas culturais e de cura que podem enfrentar as ameaças urgentes às florestas do mundo, dando início a ações coletivas ao transformar prioridades diversas em visões unificadas — sem perder de vista a importância da #Cultura, da #Cura e da #Incidência estratégica global.
CULTURACURAATIVISMO
ProgramAÇÃO
Programação
Vamos criar um espaço compartilhado onde ativistas e organizações de diferentes origens possam trocar experiências e construir caminhos em conjunto. Uma agenda colaborativa, guiada por 4 eixos estratégicos, permitirá que todas as vozes sejam ouvidas, valorizadas e façam parte do processo.
EDUCAÇÃO
Aprendizado enraizado nos saberes ancestrais, na memória cultural, nos conhecimentos contemporâneos e nos valores comunitários. Um caminho para a cura, o fortalecimento e a sustentação da vida.
COMUNICAÇÃO
A contação de histórias como ferramenta de resistência e imaginação. Ela conecta lutas, transforma narrativas e constrói poder para sonhar, mobilizar e transformar realidades em conjunto.
ECONOMIA
Integrar práticas econômicas sustentáveis e regenerativas em diversos setores para apoiar a autonomia das comunidades, o equilíbrio ambiental e a resiliência a longo prazo.
POLÍTICA
Incidência estratégica e articulação em rede para influenciar políticas e governança, fortalecer o poder coletivo das comunidades e construir alianças por uma solidariedade global.